Nas Ondas do Dial #4
Depois de um ano, voltamos. Tem trambique, tem rádio querendo grana fácil, e mais.
Fujam para as colinas, digo, fujam da faixa estendida!
Os métodos das emissoras que querem sair do FM estendido seguem a todo vapor. Dessa vez, a Difusora de Curitiba recebeu o licenciamento em 101.9, com classe A3. Além disso, há diversos pedidos de mudança para a faixa convencional na última consulta pública. Recentemente, algumas tentativas foram feitas em Salvador. Na Consulta nº 44, o amigo Rodney Brocanelli do Radioamantes, contribuiu, se opondo aos pedidos.
Cantinho do Abreuuuuu
Coceirinha bateu forte no homem novamente. Após conseguir a desestenção da 86.7 para 99.1, começou a mudança de cadeiras na Paulista 2200: No dia 1, a boa Apolo sairá dos 98.1 (que também é desestenção) e irá para esse canal citado anteriormente. A 98 segue indefinida, mas existe a possibilidade de um aluguel.
Coceira também na Baixada Santista...
O Grupo Mussicom (vulgo CBS do Litoral) decidiu mexer na 102.1 pela 40466354367547ª vez. Sai o Ratinho e sua Massa FM, entra a Metropolitana. É a terceira afiliada do novo projeto de expansão da "rádio que toca todas" e que também não toca nada ao mesmo tempo. Mas é um jeito válido de tentar emplacar o segmento jovem em praças menores onde as rádios populares dominam.
...e em Brasília
Tolentino também anda futucando as suas rádios. A Big FM de Mimoso ganhou um método generoso, e vai operar em 105.9 nos próximos dias, com classe Especial. A 103.1 do Gama mudou para 105.1 e já virou aluguelzinho rápido. A 101.3 de Brazlândia vai mudar de local também. Abreu ainda aguarda as mudanças da 106.7 e 98.3 do entorno. Tutinha pediu licenciamento de sua 107.9 de Águas Lindas para classe Especial, e a tendência é que a rádio vire Classic Pan com a entrada da 107.5 com a News. Rádio Marinha é outra que quer fugir do FM estendido. Até as emissoras públicas acham furada kkkkkkkkkk.
Se rendeu?
A Melphis FM de Amparo/Campinas já rodou o peão e entrou com o vitrolão gospel, tendo uma programação independente da matriz em São José dos Campos. A rádio que se intitula "diferente como você" largou a boa programação adulta-pop para virar mais uma do mesmo. E os breaks continuam mortos. Que fase.
Surpresa no Dial AM
A entrada da A Guardiã da Notícia nos 560 AM de Santa Isabel foi uma surpresa positiva. O canal, que estava há décadas com a gritaria da IPDA, recebeu a nova programação no último dia 10. Além do jornalismo (que aparentemente não tem hora fixa e entra do nada, aconteceu com frequência nas sabatinas para prefeituras), a programação musical está de muitíssimo bom-gosto: Flashback, eletrônica e house music de qualidade. A emissora já enviou os dados da futura FM 82.3 para a Anatel.
Tem alguma sugestão de pauta para a coluna? deixe seu comentário ou nos mande um e-mail para nasondas@smoothwavesradio.com.br